October 19, 2017

Please reload

Posts Recentes

Hospitalidade Hospitalar

October 19, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Spa e bem estar na arquitetura hoteleira

July 30, 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiramente uma explicação: se entende por SPA o local físico de tratamentos e bem estar por conceito, uma abordagem.

 

Uma tendência nos hotéis do mundo e um pouco acanhado no Brasil, os hotéis urbanos com spa tem como finalidade estender a estada do hóspede, diferente do turismo de bem estar que tem em sua atração principal o local físico mais a abordagem.   Para muitas pessoas esse conceito é uma prática da vida cotidiana, por isso os hotéis tem apostado mais em ambientes  como piscina, hidromassagens, saunas, equipamentos de ginásticas, sala de massagem, salão de beleza, etc.  Deste modo, hotéis urbanos permitem uma receita elevada, proveniente de serviços abertos ao público e assume um diferencial perante a concorrência.

 

Nos dias de hoje as pessoas tem muito acesso ao controle de saúde apoiado pelos problemas crescentes de saúde e ser saudável é um estilo de vida que muitos buscam, por isso hoteleiros vem o  conceito de bem estar e saúde como uma oportunidade.  Mas para Hotéis Spas funcionarem precisam estar conectados e avançados, criando um impacto maior na experiência do hóspede. E para o seu sucesso o conceito deve estar presente em todo o hotel desde a construção, a seleção de móveis, a qualidade do ar, a variedade de atividades, alimentação saudável entre diversos outros fatores. Para tal, é preciso também staff cada vez mais qualificada e especializado.

 

Na Europa o conceito de spa está conectado à água, no Brasil sua caracterização está relacionado à massagens. Assim, o rumo dos espaços brasileiros tem se dado em tratamentos: anti-idade, cosmético, fisioterapêutico, saunas, fitness, drenagens, massagens, terapia chinesa, terapia kneipp, dentre muitos outros que surgem. Sua oferta depende sempre da qualidade dos profissionais e do estabelecimento.

 

O caminho para quem quer ter êxito neste mercado é buscar parceiros de brand famosos e conectados à área. Uma outra forma de ter maior resultados é possibilitar abertura ao público externo, não hospedado no hotel, o que garante um faturamento extra e viabiliza ainda mais o espaço. Importante salientar que a valorização da cultura local, dos recursos e conhecimentos naturais é muito importante para o destaque e diferenciação do estabelecimento.

 

Mas em que interfere o conceito de bem estar na arquitetura? Em muitos aspectos, a começar pelos acessos e circulações: É muito desagradável ao hóspede passar pelo lobby quando vai em direção à piscina, por exemplo. E existem normas específicas para cada espaço. São ambientes que necessitam ter acessibilidade bem planejada para evitar acidentes e também  para PNEs, disso difere especificação de materiais, iluminação, dimensionamento, etc. Aliás, uma questão importante: o bom dimensionamento dos espaços em um hotel, sempre! Pois afinal, o investidor  busca o maior retorno; A perda de espaço por uma piscina mal projetada por exemplo, pode ser fator de prejuízos em função de espaços mal dimensionados; ou mesmo um motivo de reclamação do hóspede pela falta de espaço em altas temporadas o que acarreta uma perda na imagem do hotel e influencia diretamente nas vendas.  Além disso, um bom projeto pode tirar proveito dos espaços e situações do ambiente, valorizando assim a propriedade e criando ambientes realmente interessantes que apliquem o conceito do hotel e ainda sejam inesperados. Vide os Spas Europeus.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon

© 2016 Bibiana Menegaz Arquitetura de Atmosfera. Desenvolvido por studiofeijo.com